Uretrostomia com ruptura de bexiga por obstrução uretral

Animal foi encaminhado para clínica com o seguinte histórico: Já havia sido operado por outra colega com litíase vesical, cirurgia transcorreu sem problemas, foi indicado à proprietária acompanhamento com exames pós operatórios e dieta com ração de prescrição, a qual não foi seguida. A primeira cirurgia ocorreu 4 meses atrás. Chegou a mim com histórico de não conseguir urinar foi encaminhado para US abdominal onde foi detectada ruptura da vesícula urinária com presença de incontáveis cristais na uretra, então foi encaminhado para cirurgia.

Abertura de pele, notar sutura muscular da cirurgia anterior.

Abertura de cavidade com grande quantidade de líquido abdominal.

Exposição da vesícula urinária extremamente inflamada e friável.

Localização da ruptura e passagem de sonda uretral pela bexiga para localização da uretra.

Realização de orquiectomia com ablação de bolsa escrotal.

Lateralização do músculo retrator do pênis e localização da uretra.

Abertura da uretra e retirada dos cálculos.

Passagem da sonda após desobstrução completa.

Passagem da sonda agora da uretra para bexiga.

Sutura da uretrostomia com pontos simples separados com fio absorvível 3-0  (Poliglactina 910 ).

Sutura da vesícula urinária acompanhando o mesmo padrão da uretra.

Término da cirurgia após exaustiva lavagem da cavidade abdominal com solução salina estéril.

Animal ficou internado por 72 horas após a cirurgia e foi liberado para casa urinando normalmente pela uretrostomia após a retirada da sonda.

10 respostas em “Uretrostomia com ruptura de bexiga por obstrução uretral

  1. OI SOU VETERINARIA . ADOREI SEU SITE.
    GOSTARIA QUE VC ME ORIENTASSE: RECEBI UM CAO DE OUTO COLEGA COM UROLITIASE E CIRURGIA DE URETROSTOMIA REALIZADA NA REGIAO ACIMA DA BOLSA ESCROTAL, NA PORÇAO TERMINAL DO PENIS. O ANIMAL ESTA COM ANOREXIA E ANURIA. URINA SOMENTE ATRAVES DA SONDA. O QUE FAZER? DEVO TENTAR NOVAMENTE, MAS COM ESTA TECNICA DESCRITA ACIMA?
    OBRIGADA
    UM ABRAÇO
    ADRIANA

    • Boa Noite Adriana!
      Que bom que gostou do site o objetivo é justamente esse, trocar idéias e discutir casos.
      Eu não entendi muito bem, o animal está apresentando urolitíase, ou ele já fez a cirurgia de urolitíase?
      A uretrostomia pré-púbica tem um resultado também bastante satisfatório, o que pode ocorrer nos casos de uretrostomia é que com a cicatrização, pode ocorrer uma retração cicatricial e fazer uma estenose da abertura, o que pode causar dificuldade em urinar mas isso pode ocorrer em qualquer técnica, tanto na pré-púbica quanto na escrotal. Nos casos de estenose realmente é necessário refazer a cirurgia e aumentar a abertura.
      Se o animal já foi operado da urolitíase recomendaria a você realizar nova ultrassonografia, pode ter formado novas litíases.
      De onde você é?
      Se você conseguir me mande alguma foto para podermos discutir melhor o caso.
      Meu email é andrcarneiro@yahoo.com.br
      Espero poder ter ajudado
      Dr. André Carneiro

  2. Boa nte, meu cão fez essa cirurgia há 10 dias atrás e ainda está perdendo sangue ao urinar, sendo que isso seria normal acontecer apenas nos 1os 5 dias….o que pode estea acontecendo?? Quem está acompanhando meu cão é o pessoal do PetCare da Av. Pacaembu…confio neles mas estou aguniada!! Vc pode me ajudar???

  3. Boa tarde, Dr.!
    O meu cachorro estava com cálculo renal, o que estava obstruindo a urina, o levamos a veterinária que conseguiu empurrar o cálculo com sonda de gato e ele urinou. Aí, ela receitou antiinflamatório e antibiótico pra ele, acontece que no mesmo dia o cálculo voltou a obstruir a urina, saindo apenas gotinhas. Corremos com ele para uma clínica veterinária 24 horas para ser retirada com uma seringa a urina dele. Ele ficou na clínica em observação e no dia seguinte o veterinário disse q ele deveria ser castrado e ser submetido a uretrostomia. E assim foi feito! Ocorre que já se passaram 5 dias da cirurgia e até agora ele não fez xixi sozinho, ninguém entende o por quê, o veterinário disse que ele nem tenta. Ele estava vomitando por causa do antiinflamatório, mas parece que já está melhor, ele está esperto e brinca normalmente, mas não urina sozinho. O vererinario acredita que por ele ter ficado muito tempo sem urinar, a bexiga pode ter dilatado e ficado preguiçosa, sendo questão de tempo para que ele volte a urinar sozinho. Qual é a sua opinião sobre o caso, Dr.?
    Ps.: parabéns pelo site!

    • Boa tarde Vanessa.
      A atonia da bexiga é possível, foi feita somente a uretrostomia? a bexiga não aberta para retirada dos cálculos? seria interessante realizar uma US abdominal para avaliar a presença de cálculos dentro da bexiga que podem estar ainda obstruindo a passagem da urina.
      Att.
      Dr. André Carneiro

  4. Boa noite. O meu cão um maltês de 5 anos está com um cálculo na uretra de 1,4mm. Só conseguimos identificar com o primeiro sintoma diarréia e após uma ultrassonografia o diagnóstico acima mencionado. Apriole o médico veterinário disse que uma cirurgia delicada para desobstrução da uretra. Pergunto e uma cirurgia simples ou não. Como será o procedimento cirúrgico e pôs operatório.

    • Bom dia Giovana.
      Costumo dizer aos meus clientes que não existe cirurgia simples, qualquer cirurgia pode ter complicações. Em relação ao procedimento existem várias técnicas, o veterinário responsável pelo procedimento pode te informar melhor, converse com ele.
      Att.
      Dr. André Carneiro

  5. Eu tenho um york de 12 anos que teve calculo na bexiga. Foi operado e retirada a pedra. Hoje é o primeiro dia pós operação. Ele esta com sonda. Queria saber se é normal sair sangue na urina e as vezes fazer pouco xixi. Desde já grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s