Lesão de Reabsorção Odonclástica Felina – LORF

Quantas vezes já nos deparamos na rotina clínica com proprietários relatando a falta total de apetite ou o apetite seletivo, quando o animal alimenta-se apenas de determinados alimentos na maioria das vezes macios. Por diversas vezes, acredito eu, pensamos que pode ser FIV, Felv, PIF, Lipidose.  E quantas vezes o clínico veterinário chega a solicitar um exame radiográfico dessa cavidade oral?

Por esse motivo estou fazendo esse post para alertar aos colegas e acadêmicos que nos visitam sobre a importância da avaliação radiográfica da cavidade oral dos felinos. Existem patologias que acometem a cavidade oral dos gatos que só são diagnosticadas por meio do exame radiográfico, uma delas é a Lesão de Reabsorção Odontoclástica Felina (LORF).

Além da LORF existem outros problemas que podem acometer a cavidade oral dos felinos como as fraturas dentais, tumores ósseos, fratura da sínfise mentoniana e outros.

Para um bom diagnóstico, é de extrema importância que os colegas lembrem mais do exame clínico e radiográfico da cavidade oral dos felinos. Seguem algumas fotos com imagens de patologias diagnosticadas por mim radiograficamente:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s